Descubra quais equipamentos essenciais para centro cirúrgico

Saber quais são os equipamentos essenciais para centro cirúrgico é algo que deve ser de conhecimento do responsável pelo setor de compras de um hospital. Afinal, é preciso ter um ambiente bem preparado para receber os pacientes e permitir que os médicos, enfermeiros e demais profissionais possam conduzir os seus trabalhos com maestria.

Ao fazer o planejamento de um centro cirúrgico, deve-se pensar em itens de mobiliário, materiais utilizados para realizar as cirurgias, medicamentos, aparelhos para usar nos pacientes etc. Há uma grande diversidade de instrumentos necessários e que devem ser listados para que se realize a compra.

10 equipamentos essenciais para centro cirúrgico

equipamentos essenciais para centro cirúrgico

Para que você possa providenciar os equipamentos essenciais para centro cirúrgico do hospital em que trabalha, criamos uma lista com os principais deles. Confira e garanta tudo que é necessário para que os cirurgiões realizem os seus trabalhos!

1. Bisturi harmônico

Também conhecido como ultrassônico, o bisturi harmônico é um instrumento cirúrgico que utiliza ondas de alta frequência, convertida em energia mecânica. Ele serve para fazer o selamento e a secção de vasos sanguíneos, bem como das estruturas de tecidos musculares e fibroadiposos.

O bisturi harmônico é utilizado em diversas áreas da cirurgia, principalmente pelos cirurgiões de cabeça e pescoço.

2. Bisturi de argônio

O bisturi de argônio utiliza uma tecnologia que possibilita a realização dos procedimentos cirúrgicos em menos tempo, além de reduzir os riscos do paciente adquirir infecções e possibilitar uma recuperação mais rápida.

O aparelho reduz a fumaça e o odor nas cirurgias, dando aos médicos uma visão mais ampla. Isso acontece porque não é produzida a combustão da gordura dos tecidos do paciente.

3. Bisturi bipolar

Entre os equipamentos essenciais para centro cirúrgico está o bisturi bipolar. Ele é muito utilizado em eletro cirurgias, para coagular, vaporizar ou desidratar os tecidos.

O uso desse tipo de bisturi garante incisões mais precisas e rápidas, que dispensam a utilização dos eletrodos de retorno.

4. Bisturi elétrico

Esse tipo de bisturi é utilizado nas eletrocirurgias, ou seja, nas técnicas que utilizam da eletricidade para causar as destruições térmicas dos tecidos.

O uso do bisturi elétrico é muito comum em procedimentos dermatológicos, ginecológicos, ortopédicos, cardíacos, oculares, neurocirúrgicos ou urológicos.

5. Monitor cardíaco

O monitor cardíaco é o equipamento utilizado para apresentar a frequência dos batimentos cardíacos do paciente durante a cirurgia.

Ele serve para que os médicos possam monitorar o funcionamento do coração do paciente que está sendo operado, para que possíveis intervenções sejam realizadas, se qualquer anormalidade for registrada.

6. Material de anestesia

Os materiais utilizados para fazer a anestesia variam, de acordo com o tipo do processo realizado, como geral ou local.

Além dos medicamentos anestésicos, também são necessárias seringas apropriadas e materiais para intubação, caso esse procedimento seja necessário.

7. Aparelho de ventilação

Em alguns tipos de cirurgia, como a cardíaca, é necessário colocar o paciente em um aparelho de ventilação mecânica no período pós-operatório.

Esse, portanto, é um dos equipamentos essenciais para centro cirúrgico, que não pode ficar de fora da lista de compras de um hospital.

8. Mesa e bandeja cirúrgica

Um dos maiores desafios para enfermeiros e instrumentadores cirúrgicos é a montagem da mesa e da bandeja cirúrgica. Trata-se de uma atividade que exige muita atenção, tendo em vista que, qualquer falha no preparo, pode custar a vida de um paciente na sala de cirurgia.

Por isso, as mesas e bandejas escolhidas devem ser plataformas robustas e duráveis, que possibilitem o armazenamento e o transporte de qualquer tipo de instrumento, medicamento ou acessório utilizados pelos médicos em uma cirurgia.

9. Focos cirúrgicos

Os focos cirúrgicos são os dispositivos médicos que servem para iluminar o ambiente em geral, bem como determinadas áreas ou cavidades do paciente que está sendo submetido a uma cirurgia.

É preciso atenção ao fazer escolha desse item, tendo em vista o diâmetro e o tipo de luz que o aparelho emite podem afetar na forma como os procedimentos são realizados. Logo, é necessário conversar com a equipe médica para escolher o modelo que eles acharem mais pertinente para cada situação.

10. Tesoura cirúrgica

A tesoura cirúrgica é um equipamento necessário para separar tecidos orgânicos e também para realizar o corte de fios cirúrgicos. Existem diversos tipos do acessório, sendo os mais comuns conhecidos como Mayo, Metzenbaum, Stevens e Littauer.

Cada um dos tipos de tesoura, que levam o nome dos criadores ou lugares em que foram desenvolvidas, servem para uma função determinada. Aqui também é interessante fazer um levantamento com os médicos e enfermeiros do seu hospital, para saber quais itens devem ser comprados para o centro cirúrgico.

Mais utensílios cirúrgicos

Além desses 10 principais, existem outros equipamentos essenciais para centro cirúrgico, como as agulhas, os cabos, os fórceps, as espátulas, entre outros.

A lista é bastante extensa e pode variar de acordo com as especialidades de cirurgia que um hospital atende. Por isso, o responsável pelas compras do estabelecimento deve sempre estar bem alinhado com a equipe médica, para comprar tudo aquilo que for necessário.

Tendo conhecimento sobre quais são os equipamentos essenciais para centro cirúrgico, fica mais fácil de você fazer uma lista adequada e pesquisar pelos materiais que tiverem mais qualidade para o seu hospital.

A Alliance Medical é uma empresa especialista nessa área, levando soluções tecnológicas de suporte à vida para dentro dos hospitais. Estamos à disposição para contribuir com o sucesso do seu hospital. Para saber mais sobre nossos produtos e serviços, entre em contato conosco!

allia569_wp
allia569_wp

Você também pode gostar