O que os pacientes esperam de um médico?

Saber exatamente o que os pacientes pensam seria excelente, para os próprios pacientes e para os médicos. Mas como isso não é possível, o melhor a se fazer em uma gestão hospitalar, é conhecer bem o público e oferecer um atendimento humanizado, incentivando o feedback, para melhorar sempre.

Essas ações são fundamentais para melhorar o atendimento em sua clínica médica, fidelizar clientes e aumentar as indicações. Vamos ver as melhores dicas nesse texto.

Respeito aos horários

Quando alguém marca uma consulta ou exame, provavelmente essa pessoa organizou toda a sua agenda para comparecer na clínica médica naquele horário. Por isso atrasos são sempre decepcionantes e tem os maiores índices de reclamações.

Algumas vezes, esse atraso é gerado por falhas de organização na agenda, nesses casos o ideal seria a troca de uma agenda física por um software que entrega mais controle. Outras vezes, esses atrasos são gerados por problemas pessoas ou até emergências médicas, nesse caso, é fundamental avisar com a maior antecedência possível a sua equipe, assim você contribui para uma melhor gestão hospitalar e para um relacionamento mais próximo ao paciente.

Atendimento humanizado

Um atendimento humanizado é aquele no qual o profissional apresenta paciência e principalmente empatia. Olhar nos olhos, oferecer conforto e tirar todas as duvidas fazem parte desse processo, parece simples, mas muda completamente a relação entre médico e paciente.

O atendimento humanizado é muito importante para qualquer negocio que lida com pessoas, se tratando de uma clínica médica, esse processo ganha ainda mais importância. Por isso, é indicado que toda a equipe passe por um treinamento a fim de entender o conceito e colocá-lo em prática o mais rápido possível.

Comunicação clara

Uma comunicação clara e respeitosa também faz parte de um atendimento humanizado e influencia em toda a gestão hospitalar. Antes mesmo do contato do paciente diretamente com o médico, toda a equipe da clínica médica precisa estar treinada para atender todas as pessoas com o máximo de gentileza e transparência.

Em uma clínica médica, ter clareza e respeito na fala tem ainda mais importância, por isso, é preciso que os médicos tenham absoluta certeza que os pacientes saiam do consultório entendendo 100% de suas condições.

Pode parecer obvio quando se fala de respeito com o paciente, mas alguns profissionais esquecem de alguns detalhes e acabam incomodando os pacientes. É de bom tom ter cuidado com comparações, opiniões e até piadas, não tem como saber como a outra pessoa vai receber aquela informação, por isso, falar de forma clara contribui para um atendimento ideal.

Equipamentos avançados

Falamos bastante da parte mais importante para qualquer paciente, que é o relacionamento com os profissionais da saúde, mas a tecnologia já faz parte da vida de todas as áreas da sociedade e nas clínicas médicas já é essencial.

Antes mesmo de entrar no consultório, é bom oferecer ao paciente equipamentos de qualidade e avançados já na sala de espera, na triagem e até e em áreas como a do cafezinho e da água. Esse processo pode ajudar bastante em caso de algum imprevisto ou um eventual atraso do médico.

Já na consulta ou exame, ter equipamentos com tecnologia de ponta ajudam a entregar resultados melhores. E agrega grande valor explicar ao paciente a funcionalidade deles, para que o paciente fique mais confortável, dessa forma você consegue aumentar a sua credibilidade profissional.

5 dicas para melhorar o atendimento em uma clínica médica

1 – Evite deixar o cliente esperando por muito tempo.

Assim como falamos anteriormente, esse é o ponto principal para ter um atendimento humanizado. Tente se organizar ao máximo e cumpra com todos os seus horários. Lembre-se sempre, mais vale um paciente bem atendido do que dois atrasados.

2 – Valorize a sua identidade visual

A sala de espera é o primeiro contato que o paciente terá com os serviços da clínica médica, por isso, valorize cada detalhe e preocupe-se em deixá-lo mais confortável possível. Produzir um clima agradável, faz parte de uma boa gestão hospitalar.

Algumas ações são ótimas para fazer com que a espera do paciente seja cada vez menos cansativa, como: Disponibilizar Wi-Fi, oferecer água, chá ou café, dispor de jornais e revistas e ter uma TV em uma programação agradável.

3 – Tenha um atendimento completo

De nada adianta investir em uma boa aparência se o paciente não for bem recebido quando entrar em contato com a clínica médica. O bom atendimento começa desde quando o paciente liga ou acessa o site para marcar a consulta até o ultimo funcionário que entra em contato com ele.

Por isso falamos anteriormente sobre treinamentos, toda a equipe precisa estar ciente da importância de um atendimento humanizado, não apenas os médicos, cada funcionário tem papel importante na gestão hospitalar.

4 – Facilite o acesso do paciente a sua clínica médica

Não se limite apenas a marcação de consultas por telefone, explore outras formas mais avançadas. O telefone deve ser usado, mas em caso de um grande fluxo de pessoas, a linha pode ficar sempre ocupada e impedir que novas pessoas entrem em contato.

Disponibilize um bom site, e-mail e WhatsApp, para que o paciente entre em contato da forma que achar melhor, assim, a sua equipe terá uma resposta mais rápida. Isso ajuda a lotar a agenda com mais facilidade e inicia o atendimento com o pé direito.

5 – Ofereça um bom atendimento além do consultório

Todos nós sabemos que o motivo que leva a um paciente a procurar um consultório médico, é o interesse pelo diagnostico ou a cura de uma dor, mas isso não quer dizer que esse paciente precisa ser esquecido. Fidelizar pacientes pode ser muito proveitoso se você souber faze-lo da forma correta.

Sendo assim, aplique essas dicas:

  • Esteja disponível para responder dúvidas após a consulta;

  • Envie e-mails com novidades e informações úteis;

  • Mantenha sempre seu site e suas redes sociais bonitas e convidativas;

  • Lembre-se do paciente no dia do seu aniversário.

São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença.

Esperamos que você tenha percebido que um atendimento humanizado depende de muitas ações e de muitas pessoas, mas que ele é fundamental para o sucesso de uma clínica médica.

A gestão hospitalar depende diretamente do atendimento, não apenas dele, mas é um dos pilares, por isso, se você já possui uma clínica médica, repense sobre o que você oferece ao seu paciente e se você pretender montar uma clínica, coloque em prática essas dicas.

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