Tomossíntese mamária: rastreando o câncer de mama.

Com o avanço tecnológico dos aparelhos de exames por imagems, a taxa de detecção do câncer de mama teve aumento de até 40% e uma redução significativa nas taxas de reconvocação e na necessidade de incidências mamográficas complementares.
A Tomossíntese é uma ferramenta auxiliar à mamografia convencional e não a subustitui, as finas imagens seccionais/tomográficas de baixa dose  da tomossíntese são obtidas imediatamente após a realização de cada incidência mamográfica 2D, durante a mesma compressão, e com duração de poucos segundos. Após a aquisição, essas imagens da mama, em conjunto com a mamografia 2D, são enviadas para uma estação de trabalho dedicada, com monitores de alta resolução, e analisadas.
Na mamografia atual, o benefício de um exame de detecção de 2 incidências em uma mulher assintomática em determinadas faixas etárias excede o risco de indução de câncer pela dose de radiação ionizante do exame. Com esse princípio em mente, a GE Healthcare desenvolveu uma tecnologia de Tomossíntese de Mama na qual a sequência MLO-3D é obtida expondo a paciente à mesma dose de uma incidência MLO digital padrão. Com isso, uma incidência CC digital poderia ser acrescentada à incidência 3D sem aumento da dose de radiação em relação à dose emitida pela mamografia atual de 2 incidências. Essa abordagem permitirá a redução da exposição da paciente à radiação no longo prazo. A tecnologia de Tomossíntese de Mama da GE também foi projetada para oferecer tempo de aquisição inferior a 10 segundos**, em uma única compressão, que é semelhante ao exame padrão de mamografia 2D. Garantir o conforto e a confiança da paciente é prioridade. Portanto, com um tempo de aquisição tão pequeno, a Tomossíntese de Mama da GE poderá reduzir o nível de ansiedade da paciente durante o exame, e assim, reduzir também a necessidade de repetir o exame devido a movimentos indesejados. Essa tecnologia também poderá melhorar a aceitação da mamografia pela paciente, já que requer somente uma compressão de cada mama. Todos os pontos acima se tornam essenciais quando levamos em consideração que os radiologistas se preocupam em oferecer o melhor atendimento possível para suas pacientes. As mesmas pacientes que eles poderão ver 30 vezes durante suas carreiras e durante a vida das pacientes.
A tecnologia de Tomossíntese de Mama da GE é uma inovação animadora na detecção e diagnóstico do câncer de mama. O método de Tomossíntese Digital de Mama é uma tecnologia de aquisição de imagens tridimensionais (imagens 3D) que utiliza varredura de baixa dose de raios-x ao redor da mama comprimida. As imagens adquiridas na projeção são processadas eletronicamente para reconstruir uma representação em 3D da mama inteira. A técnica de aquisição deimagens foi desenvolvida para separar os tecidos e reduzir a sobreposição de estruturas, o que representa um fator limitante na Mamografia padrão em 2D. O método de Tomossíntese de Mama da GE (aquisição de imagens em 3D) é uma opção da plataforma Senographe* Essential que produz imagens em 3D e 2D. A técnica de Imagens 3D pode ser utilizada para exames de detecção, já que demonstrou não inferioridade em comparação a uma incidência MLO 3D vs. duas incidências (MLO + CC) em 2D, oferecendo maior comodidade para as pacientes com uma única compressão ao invés de duas. A dose de Imagens 3D foi projetada para ser equivalente à dose de uma aquisição padrão em 2D da mesma incidência.
 
 

allia569_wp
allia569_wp

Você também pode gostar